Existem relacionamentos nos quais um dos parceiros parece estar conectado apenas com ele mesmo. Isso pode se mostrar presente como um sinal de soberba ou egoísmo.
Essas pessoas têm tendência a pensar ou mesmo falar mais delas mesmas e não costumam pensar nos outros. O narcisismo é basicamente uma condição pela qual alguém pensa mais em si mesmo do que nos outros.
Quando alguém percebe este tipo de comportamento no parceiro, já começa logo a pensar que se trata de um narcisista.
Ter um relacionamento com um parceiro narcisista pode ser muito doloroso. Isto porque você tende a sentir sempre que está sendo ignorado, sente-se incompleto às vezes, aborrecido, hostil e provavelmente preocupado com esta evidente imperfeição de personalidade.
Há também ocasiões em que você começará a procurar auxílio profissional para seu companheiro. Isto é fato, pois existe uma condição psicológica que é conhecida como narcisismo.
Esta condição é simplesmente caracterizada por uma série de traços e modos que indicam a paixão e o fascínio pelo eu pessoal, pela anulação dos outros e pela busca egocêntrica e cruel da realização, supremacia e aspiração de cada um.
No entanto, há dicas de como você pode lidar com um parceiro narcisista em seu relacionamento.
Cuidado ao rotular um parceiro narcisista
Uma das dicas é se perguntar sobre os rótulos que você está estabelecendo. Durante um certo tempo pode parecer óbvio que seu parceiro de relacionamento é um narcisista, entretanto, você não deve chamá-lo de narcisista.
Isto porque, os resultados podem ser muito ruins, contudo, se você constatar que seu parceiro é egocêntrico, tente atuar junto com ele.
Seus desejos e necessidades no relacionamento
A segunda dica é esclarecer sobre seus desejos e necessidades no relacionamento com seu parceiro. Tudo que você precisa, é ser capaz de saber qual seu verdadeiro desejo em um relacionamento e o que precisa nele.
Concentre-se no que gostaria do seu parceiro e menos nos pontos negativos dele ou dela. Você deve colocar no papel suas prioridades para seu parceiro, mas não suas exigências.
Faça um acordo
O terceiro passo é fazer acordos com seu parceiro. Use sua lista de prioridades, entretanto, esses acordos precisarão ser firmados de forma cooperativa e não devem ser feitos por imposição.
Tome decisões de acordo com seus principais interesses, porque é neste ponto que você decide se é conveniente ou não permanecer no relacionamento.
Enfim, depois de tudo, faça uma avaliação profunda de ambos neste relacionamento e só a partir dai conseguirá perceber como ele é próspero ou não. Tem pessoas que não suportam viver com um narcisista…
Pingback: Como lidar com o Ego nos Relacionamentos - Tipos de Relacionamento